sábado, 25 de janeiro de 2014

Elementos da Eletricidade

O que é eletricidade: de modo geral diz-se que a eletricidade é uma forma de energia.
Com ela podemos acender lâmpadas, assistir tv,fazer girar motores,criar ondas de rádio,produzir calor
entre outras infinidades de coisas, mas também pode matar.
   Todos os efeitos da eletricidade podem ser explicados e previstos se considerarmos a existência de uma partícula minúscula chamada elétron.O elétron é a unidade de carga elétrica. Sua carga elétrica é negativa.
 Antes de ser usada ela deve ser produzida por outra forma de energia, que são chamados de geradores.
Esses geradores não produzem eletricidade do nada, mas transformam outro tipo de energia em elétrica.

 Elementos da eletricidade:    
Os elementos que compõem a eletricidade básica,que chamamos de as quatro grandezas elétricas são:


  1. Corrente elétrica.
  2. Diferença de potencial ( tensão)
  3. Resistência elétrica
  4. Potência elétrica


Corrente elétrica:quando acionamos um interruptor uma lâmpada se acende, um motor gira etc.
Dizemos que pela lâmpada ou motor circula uma corrente elétrica.
Essa corrente é produzida por pequeníssimas cargas elétricas que se movem quando a ela é aplicada uma força externa que chamamos de gerador(tensão),que ligado a uma resistência(carga), que submetido a diferença de potencial que obriga as cargas a se movimentarem, criando assim a corrente elétrica.







                                            

Intensidade da corrente elétrica: é a quantidade de cargas elétricas que atravessa a secção de um condutor por segundo.Essa intensidade da corrente é medida em ampères.


Diferença de Potêncial (tensão): para que haja corrente elétrica pelo condutor necessitamos de uma força que  obriga as cargas elétricas a se moverem pelo condutor.Os dispositivos que possuem essa força são chamados de geradores.Exemplos de geradores, a pilha, dínamo,alternador entre outros. Então a tensão é a força que impulsiona os elétrons por um condutor.
A diferença de potencial é medida em volts.



                         



Resistência elétrica: é a propriedade que os corpos possuem de oferecer dificuldade a passagem da corrente elétrica.Onde as cargas elétricas não de movem livremente,mas se chocam com obstáculos encontrados pelo caminho.Existem vários elementos que oferecem essa resistência a corrente,como o próprio  fio condutor, a resistência do chuveiro, o resistor que é um componente eletrônico muito usado em circuitos eletrônicos , etc...





A unidade de medida da resistência é o OHM, é a resistência elétrica de um condutor que, submetido a diferença de potencial de um volt e percorrido pela corrente de um ampèr.


Potência elétrica: é a energia que pode ser fornecida em uma unidade de tempo.A potência depende de dois fatores, a corrente elétrica e a tensão. É a intensidade da corrente que passa pelo condutor e a força aplicada ao condutor. ela é medida em Watts. A potência elétrica é dada pelo produto da tensão pela corrente.






4 comentários: